domingo, 31 de maio de 2009

Dança




Encerrou neste domingo (31) a temporada de estréia do espetáculo "De dentro", novo trabalho apresentado pela Qualquer um dos 2 / Cia. de dança, no teatro do Sesc.
Fundada em abril de 2007 pelo coreógrafo Jailson Lima, a Cia. já passou por cidades como Salvador e Recife, após o lançamento do seu primeiro trabalho "vire ao contrário" (fotos).
"De dentro" fala do processo de transformação do homem, sempre de dentro pra fora, traçando um diálogo sobre, superação de limites internos, conquistas, escolhas e sonhos.
Foi uma agradável surpresa, este novo momento, a Cia. traz uma proposta mais "bem amarrada", Jailson parece prestar mais atenção ao desenrolar do seu processso de criação, e de como isso se relaciona com o mundo ao seu redor, o resultado é uma pesquisa de movimentos pertinente com sua proposta, que expressa a vitalidade do desejo de mudança, queda e recuparação, determinação e quebra de limites, numa série de boas sequências que se desenrolam de maneira dinâmica e coesa, principalmente na utilização dos módulos de metal que compunham a cenografia. Além da trilha sonora de muito bom gosto, e da bem cuidada iluminação, pensada pelo talentoso Carlos Tiago.
ATENÇÃO:
A montagem se ressentiu de um olhar mais cuidadoso na concepção dos figurinos, a calça de cintura alta alongou a silhueta, mas não favoreceu a limpeza nem boa visualização dos movimentos, assim como os desnecessários boleros branco e bermudas surfista.
O talentoso elenco não foi suficiente para cobrir a ausência de um preparo técnico mais firme, este foi mais um dos problemas, que deve ser enfrentado com rigor, principalmente se a Cia. predende ganhar novos muros, este aspecto comprometeu a execução das sequências em vários momentos, havia uma clara discordância entre o movimento e a intensidade com que ele deveria ter sido executado, intensidade essa, que se consegue apenas com uma boa carga horária de aulas diárias, mas como são jovens terão tempo para se dedicar e se aprimorar. O elenco também deixou a desejar na dramaturgia, talvez fosse necessária a intervenção de um profissional de teatro.
Enxergo este novo trabalho como um divisor de águas entre tudo que já assiti de Jailson Lima, ele nos devia esse novo momento. boa sorte!

Nenhum comentário: