quinta-feira, 15 de julho de 2010

O teatro bem pensado de Thom!

E Thom Galiano me chega de novo com mais um texto de João Falcão, a escolha da vez é "Mamãe não pode saber".
A montagem fica nos dias 17, 18, 24 e 25/07, no Centro de Cultura João Gilberto.
A verve criativa deste ousado rapaz, me faz refletir sobre aqueles que "se acham", e não tem a informação devida, nem o conhecimento, e as experiências profissionais e de vida, que espera-se de um bom diretor.
E (é bom que se diga...) há uma diferença enorme entre, montar uma apresentação simplesmente organizando as idéias, e dirigir de fato um espetáculo.
E num turbilhão de gente mais interessada, em fazer besteirol caça níquel, e trabalhos ensaiados de maneira instantânea, Thom surge "como quem não quer nada", cheio de idéias fescas, e vontade de mostrar trabalho, nos trazendo fôlego. O garoto estuda muito, e de verdade, tem um conhecimento, e conteúdo de vida, que vai MUITO além do óbvio, ele é ávido por pesquisa e esmiuça incansavelmente suas propostas até encontrar a tônica exata, e a fórmula perfeita, é cuidadoso com os detalhes de produção, e atencioso com os figurinos sem armengações, e com esses desejos de quem é realmente compromissado, consegue resultados perfeitamente apresentáveis em qualquer lugar do mundo. Resultado esse, que já arrancou prêmios em Recife, e elogios da crítica na temporada em Salvador. Prova de que o trabalho feito com essa dedicação e responsabilidade, emociona, sensibiliza e nos faz refletir sobre a vida.
Prefiro a arte, quando pensada dessa maneira. Sem a mentalidade medíocre que reza, "Para apresentar na região tá bom...".
Na desculpa da "despretenção" que já citei aqui no blog, Thom passa bem longe, ele não precisa dela, o comprometimento com o seu trabalho é bem maior do que isso, tem consistência por si só. Não faz apenas o que uma sociedade "burrocrata" quer ver, baseado em universos pessoais, a onda dele (ainda bem!) é outra. E quem quiser que se cuide! Pronto Falei!

Nenhum comentário: